Post

Configurando acentos para teclados em inglês no linux

Instalei o linux no meu notebook com teclado em Inglês, porém, mesmo ajustando o teclado para o idioma correto ele ainda não consigo fazer os acentos em Português, como arrumar?

Um pouco de história

Antes de mais nada, precisamos saber o motivo de alguns teclados ainda serem em inglês, e obviamente o mais certo aqui é o fato de que os computadores tem origem nos EUA, claro.

Mas por que ainda temos no Brasil muitos teclados em inglês? Bom, pq a maioria é importado e lá fora, o mais comum de encontrarmos é os teclados ditos como Inglês Internacional (como esse da foto acima).

Configurando o teclado

Você pode fazer isso de duas formas, pela janelinha de configurações do teclado no painel de controle do linux ou via linha de comando. Aqui vou mostrar a segunda opção.

Caso seu teclado seja como na foto acima (talvez ele ainda tenha as teclas do windows, o que não muda nada) você pode configurá-lo corretamente usando o seguinte comando no console:

1
setxkbmap -model abnt -layout us -variant intl

E caso seu teclado seja em português tupiniquim com a famosa cedilha (ABNT 2), use:

1
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2

Deixando a configuração fixa

Simples né? Porém ainda temos um problema, caso vc reinicie seu PC a configuração irá se perder. Como podemos fazer para deixá-la fixa?

Você pode editar o seu arquivo bash_rc ou bash_profile e adicionar o comando ao final dele, assim cada vez que fizer logon, o comando será executado e seu teclado ficará configurado.

Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.

Comments powered by Disqus.